BPROFIT

Como usar o cartão de crédito: Aprenda a salvar tempo e dinheiro

22.03.2023
Crédito

Usar o cartão de crédito de forma eficiente é fundamental para finanças saudáveis. ​​​​​​​


Se usado com responsabilidade o cartão de crédito tem inúmeras vantagens, pode ser uma solução para uma emergência, para pagar uma despesa não programada ou até para fazer uma compra que não consegue pagar a pronto. Pode inclusivamente aceder ao crédito sem pagar juros, em prazos que podem variar entre os 30 e os 50 dias. Alguns cartões de crédito podem englobar um conjunto de descontos na aquisição de determinadas marcas ou o cashback que permite a recuperação de uma percentagem do valor gasto em compras o que, por regra, varia entre 1% e 3%. Mas apesar das vantagens, é importante que tenha cuidados redobrados no uso do cartão de crédito.​​​​​​​

​​​​​​​

TENHA UM CARTÃO QUE FUNCIONE PARA SI

Com tantos tipos de cartão no mercado é importante que encontre um cartão para satisfazer as suas necessidades específicas. A decisão sobre a melhor solução deve ser ponderada em consonância com o estilo de vida e perfil de consumo. Alguns cartões de crédito oferecem vantagens para quem gosta de viajar, por exemplo terem associado um seguro de viagem, mas se não é o seu caso poderá não fazer sentido.

Em qualquer dos casos é muito importante ler e compreender os termos do seu cartão, bem como estar atento aos custos, às comissões que algumas operações envolvem, juros e prazos para a utilização do cartão, entre outros. Tenha atenção à TAEG (Taxa Anual Efetiva Global), uma vez que inclui todos os encargos associados ao crédito. Quanto mais elevada for esta taxa, maior será o valor que terá de pagar sobre o montante em dívida.  Existem alguns bancos que oferecem a anuidade do cartão, mas em contrapartida podem ter uma TAEG mais elevada. Ainda assim, não se esqueça que apenas lhe serão cobrados juros no caso de não pagar toda a dívida no período pré-acordado.

Os cartões de crédito incluem também várias modalidades de pagamento. Existem duas formas de liquidar o valor em dívida:

  • Pagamento integral do valor da dívida dentro do prazo definido, sem pagamento de juros
  • Pagamento parcial do valor da dívida, de acordo com as percentagens definidas (5%, 10%, 15% ou 20, por exemplo) ou uma mensalidade de valor fixo.

Portanto, para evitar o pagamento de juros há um conceito que deve ter em mente: a data limite. Se não conseguir reembolsar o valor neste prazo, opte por pagar sempre o máximo que conseguir.

FAÇA OS PAGAMENTOS SEMPRE A TEMPO

Um dos pontos mais importantes para quem utiliza um cartão de crédito é efetuar os pagamentos a tempo. Por um lado, um histórico consistente de pagamentos sem atrasos vai jogar a seu favor, sempre que necessitar por exemplo de pedir um empréstimo, por outro se faltar aos pagamentos nos prazos estipulados vai ficar sujeito a taxas de atraso, penalizações e uma comunicação à Central de Responsabilidades de Crédito do Banco de Portugal, o que poderá afetar a atribuição de futuros créditos.

NÃO PAGUE APENAS O MÍNIMO

Se fizer apenas os pagamentos mínimos do cartão de crédito todos os meses vai evitar as taxas de atraso ou marcas negativas no histórico, mas o seu saldo acabará por se tornar cada vez maior. Se acumular pagamentos os juros podem ser mais dispendiosos e por vezes os titulares dos cartões de crédito entram num ciclo de dívidas sempre crescentes. Por isso pagar mais do que o mínimo pode ajudá-lo a evitar os riscos desta situação.

FIQUE LONGE DO LIMITE DO CARTÃO DE CRÉDITO

Outra regra para quem usa cartões de crédito é manter-se abaixo do limite de crédito. Este comportamento vai ajudá-lo a pagar mais facilmente os saldos.

APENAS GASTE O QUE PODE SUPORTAR

Esta é uma das máximas mais importantes, embora possa à partida parecer óbvia. No entanto, há pessoas que acabam por gastar mais do que podem e por isso nunca é demasiado deixar o aviso. A melhor prática quando se utilizam cartões de crédito é desembolsar apenas o que se pode realmente pagar. A utilização da ferramenta de análise das despesas que, por norma, está disponível na conta online pode ajudar a visualizar em que categorias está a gastar mais e onde vai necessitar cortar para estar dentro dos limites do orçamento.

ESCOLHA A MELHOR DATA DE VENCIMENTO

Uma grande dica ao usar o cartão de crédito é escolher a data de vencimento do seu próprio pagamento. Pode ser uma forma simples de garantir que fará sempre os pagamentos a tempo. Agende esta data logo após o dia em que recebe o seu salário.


Um cartão de crédito pode ser um ótimo aliado, mas a sua utilização imprudente pode colocá-lo numa posição financeira complicada, em que a sua principal preocupação será como pagar a dívida do cartão de crédito. Se precisar de ajuda pode sempre recorrer aos profissionais da MaxFinance.

share