BPROFIT

Quais os melhores cartões de crédito para usar em viagem

07.06.2024
Quais os melhores cartões de crédito para usar em viagem

Saiba qual o melhor método de pagamento se vai viajar para outro país.

 

Um cartão de crédito pode ser um bom aliado nas suas viagens, permitindo levantar dinheiro e fazer pagamentos, em alguns casos sem cobrar juros. Nalguns países, os estabelecimentos comerciais e as caixas automáticas aceitam melhor os cartões Visa do que os Mastercard, ou vice-versa. Para obter informações sobre a aceitação do cartão no estrangeiro, antes de viajar, pergunte ao seu banco. Pode também consultar os sites das redes Visa, Mastercard e American Express. Se vai viajar para um país da zona euro, basta levar algum dinheiro de bolso para despesas como transportes e alimentação, e pode pagar as restantes despesas com o cartão. Os pagamentos com cartão de débito e de crédito não têm custos. 

Fora da União Europeia, deve informar-se antes de viajar, mas regra geral compensa dirigir-se às agências de câmbio em Portugal para trocar moeda. A maioria não cobra comissões e vende-a mais barata do que os bancos. Para países com uma boa rede de caixas automáticas, como a Inglaterra, os Estados Unidos da América ou mesmo o Brasil, compre alguma moeda local antes de partir para as despesas de primeira necessidade. Em certas regiões menos desenvolvidas de África ou da Ásia ou em zonas menos urbanas, pode ter dificuldade em levantar dinheiro, por existirem poucas caixas automáticas ou não serem compatíveis com a rede do seu cartão. Neste caso, é melhor precaver-se e levar algum dinheiro. Evite trocar dinheiro em zonas mais turísticas como hotéis, já que as comissões de câmbio cobradas costumam ser mais elevadas. Levar cartões de redes diferentes (Visa e Mastercard, por exemplo) também ajuda a garantir que consegue utilizá-los.

 

CUIDADOS A TER EM VIAGEM

Data de validade do cartão de crédito

Regra geral, o cartão de crédito é válido por dois a quatro anos. A data-limite é indicada na frente, com mês e ano. Se estiver prestes a expirar, confirme junto do banco que receberá o novo cartão a tempo e, caso seja necessário, que o ativa antes de sair do País. Leve consigo os números da entidade emissora, úteis para pedir o cancelamento do cartão em caso de perda ou de roubo.

 

Levantamento de dinheiro

Se acabou o dinheiro que levava na carteira e precisa de levantar numa caixa automática (ATM), faça-o, preferencialmente, com o cartão de débito, já que tem menos custos do que o de crédito. Fora da zona euro, evite retirar pequenas quantias de cada vez, dado que esta operação implica uma comissão fixa. A maioria dos bancos cobra, ainda, uma comissão variável sobre a transação, à qual acresce o imposto do selo.

Se, por algum motivo, não puder levantar dinheiro no multibanco, resta-lhe a alternativa mais cara: levantar com o cartão de crédito ao balcão de um banco (cash-advance). Na zona euro e em alguns dos restantes países da União Europeia, os custos são iguais aos cobrados em Portugal. Nos restantes países, são mais elevados e há também que considerar os custos da conversão cambial. 

 

Pagamento através de apps

Em alternativa, e para quem está mais familiarizado com as novas tecnologias, pode ainda utilizar os bancos digitais. Estes funcionam com as aplicações para smartphones, que permitem efetuar pagamentos e levantamentos no estrangeiro. Como exemplo de bancos digitais, encontra o Revolut, N26, Monese e TransferWise. Tendencialmente, e apesar de alguns limites, oferecem muitas operações isentas de comissões ou com valores mais baixos e taxas de câmbio inferiores.

share